Tuesday, May 10, 2005

Dismantaling a Super 8 Cam

Hoje decidi que havia de abrir a maquina.

Tenho andado um pouco ás voltas para ver como poderia construír um intervalómetro para a máquina. Alias a filamgem que tou neste momento a pensar fazer é ir pro telhado e tar la 3 ou 4 horas a apanhar o pôr do sol. Se tivesse uma maneira (intervalómetro) para o fazer sem la estar, tanto melhor.

Na maquina há duas maneiras de o fazer: com cabo disparador, tirando frames uma a uma em intervalos constantes, ou , supostamente, pela entrada do controlo remoto. Ainda n descubri como funciona (electricamente) essa entrada. Por isso secalhar vou me concentrar mais no cabo disparador.

De qualquer maneira, para tentar descubrir o funcionamento do controlo, tentei abrir a máquina. Para ja, isso permitiu ver que o ajusto de diopetria do visor afinal não estava empancado, e ja posso ajusta-lo para obter focagens decentes (tava apenas perro).

Também descubri onde se ajusta o filtro de correcção de cor. Para quem não sabe, os filmes de super 8 a cores vêm equilibrados para a temperatura de cor da luz de tungsténio. Assim as cores aparecem correctas quando filmadas em interiores, ou quando é usado projectores de halogénio para iluminar a cena. O problema é quando se trabalha com luz do dia que é mais "fria". No filme a imagem sai muito mais azulada, a menos que seja feita a correcção. Para isso, todas as maquinas super 8 tem um filtro laranja para corrigir as cores. Finalmente descobri como coloca-lo, ou melhor, retira-lo, pois ele esta colocado por defeito.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home